segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Metallica: Curiosidades

A música The Call Of Ktulu se chamava originalmente "When Hell Freezes Over". Além disso, Ktulu é uma criatura que vive no fundo do oceano e que aguarda ser chamada, criada pelo escritor H.P. Lovecraft e é originalmente grafada "Cthulhu".

A estátua da justiça presente no palco da turnê do álbum "...And Justice For All" ganhou o apelido de "Doris".

O nome verdadeiro de Pushead é Brian Schroder.

Um dos títulos propostos para o álbum "Master of Puppets" foi "Disposable Heroes".

As primeiras músicas covers que o Metallica gravou foram "Killing Time" e "Let It Loose".

O título original do álbum "Kill'em All" era "Metal Up Your Ass" (Metal Até O Rabo) mas foi mudado devido a pressão da gravadora, que recusou a lançar o álbum com tal nome.

A capa de "Load" é uma foto composta de sangue bovino e sêmen, entitulada "Semen and Blood III", de 1990, do artista Andres Serrano. Já a capa do "Reload", criada pelo mesmo artista, é composta de sangue e urina.

Na música "For Whom The Bell Tolls", os sinos tocam 15 vezes no começo e mais 11 vezes durante a música. Além disso, o riff principal da composição é tocada pelo baixo.

O álbum "Load" seria originalmente um álbum duplo, mas por falta de tempo de gravar as últimas 13 músicas, acabou sendo um álbum simples. As músicas restantes resultou no "ReLoad".

A música "No Leaf Clover" foi composta durante as sessões do "Load/ReLoad" e não foi gravada até o show do "S&M".

No finalzinho da música "Breadfan", você pode ouvir uma criança dizendo "Mommy, where's Fluffy?". Na verdade, essa frase nada tem a ver com a música "Breadfan" e sim com a música "The Prince" que fala sobre uma garota que mata seus pais por ter perdido sua boneca. Essa frase se encontra no final de "Breadfan" por um erro de mixagem das músicas (que foram gravadas ao mesmo tempo).

Algo semelhante acontece com a música "King Nothing", do álbum "Load". Você pode ouvir o comecinho dela no final de "Until It Sleeps".

A música "One" foi baseada em parte no filme "Johnny Got His Gun" de 1971, escrito e dirigido por Dalton Trumbo. Uma das versões do clipe da música possui trechos desse filme.

A mãe de James Hetfield e Cliff Burton morreram no mesmo dia (27 de Setembro, porém em anos diferentes). A música "To Live Is To Die" é em memória de Cliff, enquanto "The God That Failed" fala sobre a luta da mãe de James contra o câncer.

"The Mechanix" é a versão demo de "The Four Horsemen", com letra diferente, escrita na época em que Dave Mustaine ainda estava no Metallica. Devido a isso, a música "The Mechanix" pode ser encontrada no primeiro álbum do Megadeth, "Killing Is My Business... And Business Is Good".

O começo de "Blackened" foi gravado com guitarras e posteriormente a gravação foi invertida para dar o efeito que se pode ouvir na música.

O primeiro show do Metallica foi no dia 14 de Março de 1982.

Durante um show na Rússia, 11 pessoas foram espancadas até a morte pela polícia local.

James fez backing vocals em duas músicas do Danzig: "Twist of Cain" e "Am I Demon?".

O Metallica tocou "Orion" no funeral de Cliff.

Além de ser o nome de uma música do "Kill'em All", "Phantom Lord" foi também o nome de uma das bandas de James antes do Metallica.

A música "Creeping Death" fala sobre as histórias de pragas lançadas sobre os egípcios, inspirada pelo filme "Os Dez Mandamentos".

O anel de caveira do James era originalmente de Cliff.

Metallica: Membros

Lars UlrichLars Ulrich (Gentofte, Dinamarca, 26 de dezembro de 1963) é o baterista da banda Metallica. Foi entregador de jornal e frentista. O primeiro show que assistiu foi da banda Deep Purple, 1973, em CopenhagaPE ou CopenhaguePB , na Dinamarca. Lars é casado e tem dois filhos.

Biografia:

Lars Ulrich nasceu em Gentofte na Dinamarca a 26 de Dezembro de 1963, filho de um jogador de ténis profissional - Torben Ulrich (que também era dono de um clube de Jazz). Durante a sua infância viveu em Copenhaga e tinha como aspiração ser um jogador de ténis, tal como o seu pai. A sua primeira bateria foi-lhe dada pela avó aos 13 anos. Aos 16 anos mudou-se para os Estados Unidos, onde todos falavam da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) e queriam ter uma banda. Em 1981 num jornal, "Recycler", colocou um anúncio à procura de uma banda para tocar. A esse anúncio respondeu Hugh Tanner, que trouxe com ele o seu amigo James Hetfield. Nesse mesmo ano, Lars viajou para Inglaterra para ver os Diamond Head tocar, chegando até a morar com eles durante algum tempo. Bryan Slagel, estava à procura de novas bandas para gravar um álbum. Lars ofereceu-se mas não tinha banda nesse momento.Chamou então James Hetfield, e juntos formaram a banda Metallica. Mais tarde, os dois juntaram-se com Ron McGovney e Dave Mustaine, respectivamente baixista e guitarrista. Ron McGovney mais tarde saiu da banda e foi subsituido por Cliff Burton. Porém, Mustaine causava-lhes muitos problemas devido ao excesso de álcool, e foi expulso do Metallica, sendo substituído por Kirk Hammet, o atual guitarrista. Mustaine guardou rancor e até muito recentemente houve discussões entre Lars e Dave. O Metallica desfrutava então de grande sucesso, até que em 1986, a banda tem um acidente de ônibus e o baixista Cliff Burton morre tragicamente. Pouco depois Lars conhece aquela que viria a ser a sua primeira esposa, Debbie Jones, uma mulher inglesa. Com o novo baixista, Jason Newsted, o Metallica atingem grande sucesso e tornam-se mais reconhecidos do que nunca, lançando o Album "... And Justice For All", e depois o seu álbum de maior sucesso até hoje, "Metallica", também conhecido como "Black Album" (Álbum Negro). Durante as gravações deste álbum, Lars divorcia-se. Os Metallica lançam o seu terceiro álbum com Jason Newsted, "Load", e surpreendem os fãs ao cortar o cabelo e ao adotar um estilo de música menos pesado e mais melódico. Muitos ficaram insatisfeitos, mas essa mudança fez com que a banda conseguisse uma maior audiência e maior sucesso comercial, aumentando os boatos de que o Metallica havia se "vendido". Em 1997, após o álbum "Load" Lars casa-se pela segunda vez. Seguidamente, a banda apresenta "Reload", o seu quarto álbum com Jason Newsted, que era semelhante ao seu antecessor. Em 2001, o baixista Jason Newsted deixou a banda, deixando-os com muitos problemas. Durante a produção do álbum "St.Anger", James Hetfield foi para uma clínica de reabilitação para tratar alcoolismo e outros vícios. A banda podia ter acabado ali. Embora Lars estivesse preparado para o pior (como é visto no documentário da banda, "Some Kind of Monster"), James Hetfield regressou, a banda acabou o álbum e contratou o baixista Robert Trujillo. Lars é reconhecido por todo o mundo devido à popularidade da sua banda e pelas suas interessantes técnicas e estilos de bateria. Um dos bateristas que usa frequentemente o prato de ataque acompanhado da caixa e um dos primeiros a usar dois bumbos. Sua performance no álbum ...And Justice For All é bastante aclamada pelos fans, apesar de sua grande habilidade, é conhecido por não se dedicar muito a bateria, sendo extremamente irregular em apresentações ao vivo nos últimos anos. Jason Newsted disse, após sair da banda, que Lars não praticava desde 1991, quando foi lançado o Black Album.

Napster:

Em 2000, o Metallica descobriu uma demo da sua canção "I Disappear", que na altura estava incompleta, e todas as restantes músicas da banda, disponíveis para download na Napster. A banda iniciou ações legais contra o Napster, exigindo que trezentos mil utilizadores que estavam compartilhando a canção fossem banidos da rede. Ações legais também foram iniciadas contra a Universidade de Yale, do Sul da Califórnia e a Universidade de Indiana, por não bloquearem o Napster em seus campus. No ano seguinte, ambas as partes concordaram em um acordo fora dos tribunais que levou ao bloqueio de contas de utilizadores do Napster, e a banda não iniciou ações legais contra indivíduos por violação de direitos autorais. Com a controvérsia sobre a validade ou não de compartilhadores de arquivo, páginas web publicavam paródias dos membros da banda. Como retaliação, Ulrich apareceu no MTV Video Music Awards de 2000, em um vídeo com o apresentador daquele ano Marlon Wayans, no qual arruinava a idéia de usar o Napster para compartilhar música. Marlon interpretava um estudante universitário sentado em seu dormitório, ouvindo a canção "I Disappear" do Metallica. Ulrich, interpretando a si próprio, aparece e pede uma explicação. Após receber a desculpa de Wayan de que usando o Napster estava somente compartilhando, Lars replicou que a idéia de Marlon sobre compartilhar era simplesmente emprestar coisas que não eram suas sem pedir. Ele chamou então a equipe de turnê da banda, que proseguiu confiscando todos os pertences de Wayan, deixando-o quase nu em um quarto vazio. Shawn Fanning, criador do Napster, respondeu posteriormente à cerimônia ao apresentar um prêmio vestindo uma camiseta do Metallica com os dizeres "Eu emprestei esta camisa de um amigo. Talvez, se eu gostar dela, irei comprar uma própria". A ridicularização do público foi grande já que a banda iniciou sua carreira na cena underground com a troca de bootlegs de suas apresentações. A defesa da banda era que o Napster estava permitindo acesso livre a todo o seu catálogo e não somente os bootlegs ao vivo. Lars planeja lançar o nono álbum da banda em formato digital.

Vida Pessoal:

Lars Ulrich foi casado duas vezes e atualmente está com a atriz dinamarquesa Connie Nielson, com quem teve um filho em 2007, Bryce Thadeus Ulrich Nielson. Lars tem mais dois filhos, Myles e Layne do seu casamento anterior com Skylar.Além da música, Lars Ulrich tem grande admiração pelas artes. Ja foi exímio colecionador de quadros de artistas famosos, estes leiloados, durante as gravações de "St.Anger".

Bateria:

Tama StarClassic 22"x16" Kick Drums
Tama StarClassic 16"x16" Floor tom
Tama StarClassic 16"x14" Floor tom
Tama StarClassic 10"x9" Tom tom
Tama StarClassic 12"x11" Tom tom
Tama Diamond Plate Signature Snare 6.5x14
Tama Hardware
Remo Heads
Iron Cobra pedals
Easton Ahead drumsticks
Zildjian 17", 18", 19" Crashes
Zildjian 20" China trash
Zildjian 14" Dyno-Beat Hi-Hats
Zildjian 20" Custom China.

James Hetfield

James Alan Hetfield (Downey, Los Angeles, 3 de agosto de 1963) é um vocalista e guitarrista estadunidense. Foi um dos fundadores da banda de heavy metal Metallica.

Biografia:

Criado numa família tradicional norte-americana de evangélicos rigorosos; valores que James já questionava na pré-adolescência, causando constantes conflitos com seu pai, que era caminhoneiro, Virgil Hetfield. Sua mãe, Cynthia, quando jovem fora cantora lírica, o que o ajudou nos seus primeiros passos na música desde criança. Eles divorciaram-se e alguns meses depois a mãe de James falece de cancro. Os pais de James eram contra os remédios e os métodos da medicina atual e acreditavam que tudo poderia se curar através da fé em Deus. Se tivesse tomado medicamentos, certamente sua mãe não morreria tão jovem. Todo esse lado religioso relacionado à morte da mãe, inspirou James, anos mais tarde, a compor músicas como The God That Failed e Until It Sleeps. James iniciou seu contato com a música aos 9 anos, quando teve aulas de piano. Também aprendeu a tocar bateria antes de partir para a guitarra. Anos mais tarde, James sai de casa, começa a dedicar-se totalmente a música e forma a sua primeira banda: Obsession. A banda era formada pelos irmãos Jim e James Arnold. Mais tarde eles saíram da banda e foram substituídos por Dave Marrs e Ron McGovney. Os Obsession tocavam em apresentações de escola, sem muita repercursão e já começavam a compôr as suas primeiras letras, mas sem muito sucesso. As pequenas platéias (quando tinham) preferiam covers, o que irritava James. James mudou-se para a cidade de Brea, também no estado da Califórnia e formou uma nova banda, Phantom Lord, que perdurou até a volta de James à Downey, sua cidade natal. Voltando à Downey, James reencontra McGovney e a terceira banda de Hetfield nasce, Leather Charm. Algumas modificações ocorreram na banda até James ser apresentado ao primeiro e único baterista do Metallica, o dinamarquês Lars Ulrich. Daí então foi um passo para a formação de uma das bandas de maior sucesso de todos os tempos. James e Lars juntaram-se com Dave Mustaine, que tocaria a guitarra solo. Porém Mustaine e Hetfield tiveram uma relação não muito boa e Dave foi expulso da banda após algumas brigas com James e também alguns problemas pessoais (Dave formou a banda Megadeth). O Metallica logo arranjou seu substituto, o então guitarrista da banda Exodus, Kirk Hammett. James travou sua maior batalha, nesses últimos anos, contra o seu maior vício: o álcool. Durante a gravação do álbum St. Anger, James entrou num processo de reabilitação. Esse fato e outros problemas encontrados pela banda nos últimos anos pode ser visto mais detalhadamente no DVD "Some Kind of Monster".

Kirk Hammett

Kirk Lee Hammett nasceu em 18 de novembro de 1962 em São Francisco, Califórnia, filho de mãe filipina e pai comerciante de produtos marinhos.

Biografia:

Kirk teve o primeiro contato com o rock através de seus irmãos e primos, em especial seu irmão Rick e uma grande coleção de discos de nomes como Jimi Hendrix, UFO e Led Zeppelin. O pequeno Hammett cresceu querendo ser um novo Hendrix ou Santana. Pelo que vemos há alguns anos atrás, Hammet chegou bem perto de seus ídolos tocando no Metallica. Kirk começou a aprender guitarra com 15 anos de idade e um de seus primeiros professores foi ninguém menos que Joe Satriani (que também voltaria a lhe dar aulas de aperfeiçoamento anos depois, com Kirk já no Metallica). O problema é que no começo, Hammett não tinha muita coordenação motora e Joe tentou convencê-lo de que guitarra não era o instrumento ideal para ele. O então futuro guitarrista se enfureceu e começou uma dedicação de mais de 12 horas diárias no instrumento — em questão de meses, através de seu esforço, o futuro integrante do Metallica virou um autodidata no assunto. No começo dos anos 80, Kirk comprou sua primeira Fender Stratocaster, a guitarra de seus sonhos, e se tornou um verdadeiro fanático em busca do som perfeito. O guitarrista costumava desmontar todos os seus instrumentos, misturando as partes para ver qual combinação soaria melhor até que comprou uma Gibson Flying V e a busca terminou. Para comprar um amplificador melhor (um Marshall), Kirk também trabalhou por um tempo em um Burger King de São Francisco. Nessa mesma época ele fundou o Exodus com o finado vocalista Paul Baloff.

Na Banda Metallica:

Em abril de 1983, Lars Ulrich ligou para Kirk, convidando-o para a banda. Kirk não pensou duas vezes (afinal era o Metallica que estava o chamando) e gastou suas economias em uma passagem aérea para Nova Jersey onde o Metallica estava. No dia 9 de abril, Dave Mustaine foi demitido da banda, fundando pouco tempo depois o Megadeth. No dia 14 de abril do mesmo ano, Kirk fez seu primeiro ensaio com o Metallica. Por ter um estilo mais europeu de tocar heavy metal — melódico, muito técnico e rápido — foi aprovado de imediato.

Estilo:

Kirk costuma usar muitos padrões de escalas em grupo ternário ou quaternário. Uso alternado da sexta maior e da sexta menor da escala, por exemplo, se a escala é lá menor natural (que contém a sexta menor, nota fá) ele às vezes a substitui pela sexta maior (nota fá#) que transforma a escala menor natural em modo dórico. Muitos solos de Kirk fazem uso de arpejos simples tocados em duas cordas adjacentes como Ride the Lightning e Fade to Black. Muitos bends e poucos harmônicos. Frases com cordas soltas como em Whiplash e The God That Failed.

Guitarra:

ESP KH-2 — seu modelo signature e principal guitarra nas turnês;
ESP KH-2 M-II, desenho da múmia de Boris Karloff — a favorita de Kirk; uma dentre muitas, Kirk tem os direitos sobre a imagem;
ESP KH-2 M-II Ouija;
ESP KH-3 Eclipse, desenho de aranha.

Robert Trujillo

Robert Trujillo nome mais curto para Roberto Agustín Miguel Santiago Samuel Trujillo Veracruz Santa Mônica , Califórnia, (23 de outubro de 1964) é um baixista estado-unidense.,Anteriormente tocou com os Black Label Society, Suicidal Tendencies, Infectious Grooves, Jerry Cantrell, Ozzy Osbourne e entrou para os Metallica em 2003. A audição que o fez entrar para a banda pode ser vista no dvd dos Metallica, Some kind of monster. Os integrantes dos Metallica mostraram-se impressionados com a sua apresentação, habilidade e presença de palco, e ele foi contratado antes da turnê do disco St. Anger ser lançada.

Metallica: Videografia

Cliff 'Em All (1987)Cliff 'em All é uma série de vídeos em homenagem ao baixista Cliff Burton da banda Metallica, o qual faleceu em um acidente de ônibus durante a turnê européia Master of Puppets. O título do DVD é uma analogia ao álbum Kill 'em all. O vídeo é uma retrospectica dos 3 anos e meio nos quais Cliff Burton pertenceu ao Metallica. Nele, há a apresentação dos melhores solos de baixo tocados por Cliff em shows. Fotos e narrações são feitas pelos integrantes do Metallica (Lars, James e Kirk bebendo cerveja) entre as músicas. O vídeo acaba com o interlúdio melódico da música "Orion" sendo tocada ao fundo, enquanto fotos de Cliff são mostradas. Ironicamente, os créditos acabam antes de seu solo de baixo.

Faixas:

1."Creeping Death"
2."Am I Evil?"
3."Damage, Inc."
4."Master of Puppets"
5."(Anesthesia) Pulling Teeth"
6."Whiplash"
7."The Four Horsemen"
8."Fade to Black"
9."Seek & Destroy"
10."Welcome Home (Sanitarium)"
11."Cliff Solo"
12."For Whom the Bell Tolls"
13."No Remorse"
14."Metal Militia"


2 Of One (1989)2 of One é um vídeo caseiro gravado em 6 de junho de 1989 com duas versões da música "One" da banda Metallica de seu álbum "...And Justice for All". O vídeo foi dirigido por Bill Pope e Michael Salomon em Los Angeles, Califórnia.

Faixas:

1."Introdução (Entrevista com Lars Ulrich)"
2."Versão Original"
3."Versão de Jammin'"


A Year And A Half In The Life Of Metallica (1992)
A Year and a Half in the Life of Metallica é um documentário sobre o processo de gravação e produção do álbum Metallica, seguido pela turnê. Foi produzido por Juliana Roberts e dirigido por Adam Dubin. A primeira parte do vídeo mostra a banda Metallica com o produtor Bob Rock trabalhando em cima do Black Album, o vídeo também demonstra três clipes daquele álbum:

Faixas:
;
1."Enter Sandman"
2."The Unforgiven"
3."Nothing Else Matters"

A segunda parte do vídeo mostra a banda no tour de 14 meses "Wherever We May Roam Tour", essa parte do documentário também inclui 2 clipes:
;
Faixas:
;
1."Wherever I May Roam"
2."Sad But True"


Live Shit: Binge And Purge (1993)
Live Sh*t: Binge & Purge é o primeiro álbum ao vivo do Metallica, lançado em formato de box em 1993. Ele contém três CDs e três fitas VHS, enquanto uma versão mais recente inclui dois DVDs de concertos em San Diego (na Wherever We May Roam Tour) e Seattle (na Damaged Justice Tour) e também inclui três CDs com canções de um concerto em Cidade do México. Foi lançado originalmente como uma caixa alusivos ao estilo típico de um equipamento turístico caixa de transporte. Além das medias de áudio e do vídeo, a caixa contém material bônus (Livreto mostrando uma infinidade de fotografias, típicas correspondências de turnê enviadas e recebidas pela banda e da sua gestão, bem como documentos internos e notas manuscritas; recriada uma cópia de um acesso para passar para o "Snakepit" parte dos bastidores da turnê, um papelão desenhado/stencil de pintura para o logotipo "Scary Guy").
;
Faixas:

San Diego 1992

VHS 1 - DVD 1:
;
1."20 Min. MetalliMovie"
2."Enter Sandman"
3."Creeping Death"
4."Harvester of Sorrow"
5."Welcome Home (Sanitarium)"
6."Sad But True"
7."Wherever I May Roam"
8."Bass Solo"
9."Through the Never"
10."The Unforgiven"
11."Justice Medley"
12."Eye of the Beholder"
13."Blackened"
14."The Frayed Ends of Sanity"
15."...And Justice for All"
16."Drum Solo"
17."Guitar Solo"

VHS 2 - DVD 1:
;
1."The Four Horsemen"
2."For Whom the Bell Tolls"
3."Fade to Black"
4."Whiplash"
5."Master of Puppets"
6."Seek & Destroy"
7."One"
8."Last Caress"
9."Am I Evil?"
10."Battery"
11."Stone Cold Crazy"

Seattle 1989

VHS 3 - DVD 2:
;
1."Blackened"
2."For Whom the Bell Tolls"
3."Welcome Home (Sanitarium)"
4."Harvester of Sorrow"
5."The Four Horsemen"
6."The Thing That Should Not Be"
7."Bass Solo"
8."Master of Puppets"
9."Fade to Black"
10."Seek & Destroy"
11."...And Justice for All"
12."One"
13."Creeping Death"
14."Guitar Solo"
15."Battery"
16."Last Caress"
17."Am I Evil?"
18."Whiplash"
19."Breadfan"

Cunning Stunts (1998)
Cunning Stunts é um vídeo da banda Metallica lançado em 1998, em formato de DVD e VHS. O DVD conta com bastidores, entrevistas com a banda, documentários e uma galeria com aproximadamente 1000 fotos.

Faixas:

Disco 1:

1."So What?"
2."Creeping Death"
3."Sad But True"
4."Ain't My Bitch"
5."Hero of the Day"
6."King Nothing"
7."One"
8."Fuel"
9."Bass guitar solos/Guitar solo"
10."Nothing Else Matters"
11."Until It Sleeps"
12."For Whom the Bell Tolls"
13."Wherever I May Roam"
14."Fade to Black "
15."Kill/Ride the Lightning"
16."Ride the Lightning "
17."No Remorse"
18."Hit the Lights"
19."The Four Horsemen "
20."Seek & Destroy"
21."Fight Fire With Fire"

Disco 2:

1."Last Caress"
2."Master of Puppets"
3."Enter Sandman"
4."Am I Evil?"
5."Motorbreath"


S & M (1999)S&M (abreviatura para Symphony & Metallica) é um álbum ao vivo da banda Metallica gravado em 21 e 22 de Abril de 1999 no Berkley's Community Theatre, juntamente com a San Francisco Symphony Orchestra. Este álbum apresenta duas faixas inéditas, "Human" e "No Leaf Clover".

Faixas:

Disco 1:

1."The Ecstasy of Gold"
2."The Call of Ktulu"
3."Master of Puppets"
4."Of Wolf And Man"
5."The Thing That Should Not Be"

6."Fuel"
7."The Memory Remains"
8."No Leaf Clover"

9."Hero of the Day"
10."Devil's Dance"
11."Bleeding Me"

Disco 2:

1."Nothing Else Matters"
2."Until it Sleeps"
3."For Whom The Bell Tolls"

4."Human (Minus Human)"
5."Wherever I May Roam"
6."The Outlaw Torn"
7."Sad But True"
8."One"
9."Enter Sandman"
10."Battery"


Classic Albums: Metallica: The Black Album (2001)
Lançado em 1991, o Metallica Classic Albuns é um documentário sobre o disco Black Album, contando mais um pouco da história do Metallica, a entrada de um novo produtor e o desempenho da banda nesta época. Mais um álbum da série: Classic Albuns.

Faixas:

1."Enter Sandman"
2."Sad But True"
3."Holier Than Thou"
4."The Unforgiven"
5."Wherever I May Roam"
6."Nothing Else Matters"
7."Créditos Finais"


Faixas Bônus:

1."James and Lars Discuss Songwriting"
2."Recording Techniques"
3."Kirks Guitar Solo- “Wherever I may Roam”"
4."Jason Talks About “My Friend Misery”"
5."Bob Rock in the Desert"
6."The Mix, The Masters, and the End of Story"
7."The God that Failed"

Metallica: Some Kind Of Monster (2005)Esse documentário oferece uma reveladora e exclusiva vista dos bastidores, olhando a lendária banda e seus confrontos com seus demônios pessoais,o relacionamento uns com os outros,enquanto produziam seu álbum vencedor do Grammy St.Anger. Esse DVD tem 7 horas de bônus que inclui 40 cenas adicionais,entrevistas exclusivas com o Metallica sobre o filme,destaques dos festivais e premieres, 2 comentários da banda e diretores e 2 trailers e um clipe.

Metallica: The Videos 1989-2004 (2006)

The Videos 1989-2004 é um DVD da banda Metallica com todos os vídeos lançados entre os anos 1989 e 2004. Ele foi lançado no dia 4 de dezembro de 2006 e vendeu mais de 28 mil cópias na primeira semana, foi lançado no mercado pela Warner Bros. Records porém a Elektra Entertainment detém o Copyright.

Faixas:

1."One"
2."Enter Sandman"
3."The Unforgiven"
4."Nothing Else Matters"
5."Wherever I May Roam"
6."Sad But True"
7."Until It Sleeps"
8."Hero Of The Day"
9."Mama Said"
10."King Nothing"
11."The Memory Remains"
12."The Unforgiven II"
13."Fuel"
14."Turn The Page"
15."Whiskey In The Jar"
16."No Leaf Clover"
17."I Disappear"
18."St. Anger"
19."Frantic"
20."The Unnamed Feeling"
21."Some Kind Of Monster"

Faixas Bónus:

1."2 Of One - Introdução"
2."One (Versão de Jammin')"
3."The Unforgiven (Versão Teatral)"
4."Metallica: Some Kind Of Monster Trailer"

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Metallica: Discografia

Kill 'Em All (1983)Kill 'Em All é o álbum de estréia da banda de thrash metal Metallica, lançado em 1983. O nome inicial do Álbum iria se chamar "Metal Up Your Ass", porém a gravadora achou o nome muito agressivo e mudou-o para "Kill 'Em All". A formação original do Metallica trazia James Hetfield (guitarra e vocal), Lars Ulrich (bateria), Ron McGovney (baixo) e Dave Mustaine (guitarra solo, backing vocal). Devido a tensões entre McGovney e Mustaine, McGovney saiu da banda. Cliff Burton entrou em seu lugar. Mustaine e Hetfield tinham conflitos de personalidade, com Mustaine mais tarde definindo a rivalidade como "havia personalidade em excesso na banda". Tais tensões culminaram numa briga onde Mustaine e Hetfield chegaram às vias de fato, agredindo-se com socos, após Mustaine ser acusado por Hetfield de ter chutado seu cachorro. Apesar das diferenças, as contribuições de Mustaine nos primeiros anos do Metallica não foram totalmente negligenciadas: ele recebeu crédito de co-autoria em quatro das dez músicas do Kill 'Em All. Uma música, "The Four Horsemen", foi originalmente escrita por Mustaine e nomeada "The Mechanix". Ela foi tocada em muitos shows do Metallica no início. Após a saída de Mustaine, Kirk Hammett adicionou uma passagem melódica à música e Hetfield reescreveu a letra, e a banda a renomeou "The Four Horsemen". Mustaine manteve a versão original rápida da música, renomeando-a simplesmente "Mechanix", e a incluiu no primeiro álbum do Megadeth, Killing Is My Business... And Business Is Good!. Mustaine afirmou que havia dito à banda para não utilizarem as músicas que ele havia escrito, mas Hetfield e Ulrich disputam tal afirmação. Mustaine foi mandado embora no começo de 1983, pouco antes da gravação do Kill 'Em All. Hetfield e Ulrich dizem que ele foi mandado embora por causa de seu problema com álcool. Inicialmente Mustaine negou, mas no documentário Some Kind of Monster, de 2004, ele diz que desejou que o Metallica o tivesse encaminhado para o AA. Após a partida de Mustaine, o Metallica recrutou Kirk Hammett, guitarrista do Exodus e que havia tido uma aula com Joe Satriani. A banda começou a gravar o Kill 'Em All cerca de 1 mês após Hammett ter se juntado à banda. Após sair do Metallica, Dave Mustaine formou a banda Megadeth.

Faixas:

1."Hit the Lights"
2."The Four Horsemen"

3."Motorbreath"
4."Jump in the Fire"
5."(Anesthesia) Pulling Teeth"
6."Whiplash"
7."Phantom Lord"
8."No Remorse"
9."Seek & Destroy"
10."Metal Militia"

11. "Am I Evil?"
12. "Blitzkrieg"

Ride The Lightning (1984)Ride the Lightning é o segundo álbum da banda Metallica, lançado em 16 de Novembro de 1984 pela Elektra Records. O nome do álbum é uma gíria usada entre presidiários para designar os condenados à morte na cadeira elétrica, e a mesma é utilizada na capa do álbum.

Faixas:

1."Fight Fire With Fire"
2."Ride the Lightning"
3."For Whom the Bell Tolls"
4."Fade to Black"
5."Trapped Under Ice"
6."Escape"
7."Creeping Death"
8."The Call of Ktulu"


Master Of Puppets (1986)Master of Puppets é o terceiro disco lançado pela banda de thrash metal/heavy metal norte-americana Metallica, em 21 de Fevereiro de 1986, pela Elektra Records. Até hoje, vendeu mais de seis milhões de cópias só nos Estados Unidos. Amplamente reconhecido como um dos maiores álbuns da história do metal (por alguns, o maior). Reúne a agressividade e a velocidade de Kill 'Em All, com a técnica de Ride The Lightning, em composições extremamente elaboradas, com riffs complexos e solos magníficos. Battery, a primeira música, inicia com violões de música espanhola, para subitamente explodir em um riff poderosíssimo, à la Metal Militia. A segunda faixa, que dá nome ao disco, é talvez a melhor música de toda a carreira do Metallica. Riffs destruidores, viradas excepcionais, solos magistrais. Segundo a lenda viva do metal Ozzy Osbourne, Master Of Puppets é o que se fez de melhor na história do Heavy Metal. Outros destaques são Disposable Heroes, Leper Messiah, Damage Inc., Welcome Home (Sanitarium)(uma "balada"), e Orion (uma bela canção instrumental). O Master of Puppets, foi eleito pela Kerrang! Klassic o segundo maior álbum da história do Metal. Um fato importante sobre Master of Puppets é que ele é um álbum conceitual onde a banda desenvolve o tema "Dominação" no decorrer das canções, o que fica muito claro na letras da faixa título, de Disposable Heroes de Leper Messiah. Foi o segundo álbum conceitual na carreira do Metallica. O primeiro foi Ride the Lightning onde a banda falou sobre a morte.

Faixas:

1."Battery"
2."Master of Puppets"
3."The Thing That Should Not Be"
4."Welcome Home (Sanitarium)"
5."Disposable Heroes"
6."Leper Messiah"
7."Orion"
8."Damage, Inc."


The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited (1987)The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited é um EP de músicas cover da banda de heavy metal Metallica lançado em Agosto de 1987.

Faixas
1."Helpless"
2."The Small Hours"
3."The Wait"

4."Crash Course in Brain Surgery"
5."Last Caress/Green Hell"

...And Justice For All (1988)...And Justice for All é o quarto álbum de estúdio da banda norte-americana de heavy metal Metallica. A Elektra Records lançou o álbum em 25 de agosto de 1988. Este é o primeiro álbum da banda a contar com o baixista Jason Newsted, que entrou na banda após a morte de Cliff Burton. A temática obscura, contendo referências a injustiça no sistema de leis, supressão de liberdades, guerra, insanidade e ódio, é acompanhado pelas estruturas musicais mais complexas de toda a discografia do Metallica. O álbum também é notado pela falta de um baixo audível e uma produção simples em excesso. O álbum vendeu mais de 8 milhões de cópias nos Estados Unidos, sendo o álbum do Metallica mais vendido até então.
Faixas:

1."Blackened"
2."...And Justice for All"
3."Eye of the Beholder"
4."One"
5."The Shortest Straw"
6."Harvester of Sorrow"
7."The Frayed Ends of Sanity"
8."To Live Is to Die"
9."Dyers Eve"


Metallica (1991)Metallica, (também conhecido como Black Album), é o quinto disco de originais da banda norte-americana de heavy metal Metallica, lançado a 12 de Agosto de 1991. Com faixas como "The Unforgiven", "Enter Sandman" e "Nothing Else Matters", tornou-se no álbum de maior sucesso do grupo, tendo vendido cerca de 15 milhões de cópias só nos Estados Unidos, e mais de 22 milhões no resto do mundo. Também teve bastante sucesso junta da crítica especializada, tendo inclusive ganho um Grammy. Em 2003, ficou em 252º na lista dos 500 melhores álbuns de sempre da Revista Rolling Stone. A capa do álbum tem somente o logotipo da banda e uma cobra enrolada, derivada da bandeira de Gadsden. O lema da bandeira de Gadsden, "Don't Tread on Me", é usado como título de uma das músicas do álbum. Em 2004 foi lançado um DVD-Audio com uma mixagem 5.1 do álbum. Embora o álbum e a banda tenham sido aclamados pela crítica e pelo público, alguns fãs expressam desapontamento com o novo rumo tomado pelo Metallica. Em sua maior parte, desapareceram os riffs rápidos em staccato durante os versos e os vocais guturais presentes nos primeiros quatro álbuns da banda, e a velocidade e complexidade das músicas diminuiu consideravelmente. O Black Album apresenta um Metallica mais comercial e acessível, fato especialmente evidenciado na balada "Nothing Else Matters". As letras deste álbum escritas por James Hetfield são muito mais pessoais e introspectivas do que as encontradas nos álbuns anteriores do Metallica. "The God That Failed", por exemplo, fala da morte de sua mãe de câncer e de suas crenças na ciência cristã, que a fizeram recusar tratamento médico. "Nothing Else Matters" expressa a conexão de Hetfield com uma namorada enquanto ele estava na estrada. Este álbum também acaba com a tradição do Metallica de ter a última faixa como uma faixa instrumental e de longa duração. O álbum foi produzido por Bob Rock, que foi originalmente chamado apenas para mixá-lo depois que a banda ficou impressionada com seu trabalho como produtor no álbum Dr. Feelgood do Mötley Crüe. Inicialmente a banda não estava interessada em ter Bob Rock como produtor do álbum, mas mudaram de idéia após Lars Ulrich afirmar: Sentimos que temos a melhor gravação dentro de nós e Bob pode nos ajudar a torná-la real. O som do Black Album teve uma diferença marcante em relação à produção simples dos álbuns anteriores. Bob Rock alterou a rotina e a agenda de gravação de banda de forma tão profunda que os membros juraram nunca mais trabalhar com Bob de novo. A tensão entre a banda e o produtor foi registrada nos documentários A Year and a Half in the Life of Metallica e Classic Albums: The Black Album. Ambos exploram e documentam o intenso e cruel processo de gravação que resultou no Black Album. Apesar das controvérsias entre a banda e Bob Rock, eles continuaram a trabalhar juntos até o álbum St. Anger, de 2003. O arranjo e a orquestração de "Nothing Else Matters" foram feitos por Michael Kamen.

Faixas:

1."Enter Sandman"
2."Sad but True"
3."Holier Than Thou"
4."The Unforgiven"
5."Wherever I May Roam"
6."Don't Tread on Me"
7."Through the Never"
8."Nothing Else Matters"
9."Of Wolf and Man"
10."The God That Failed"
11."My Friend of Misery"
12."The Struggle Within"


Live Shit: Binge & Purge (1993)Live Sh*t: Binge & Purge é o primeiro álbum ao vivo do Metallica, lançado em formato de box em 1993. Ele contém três CDs e três fitas VHS, enquanto uma versão mais recente inclui dois DVDs de concertos em San Diego (na Wherever We May Roam Tour) e Seattle (na Damaged Justice Tour) e também inclui três CDs com canções de um concerto em Cidade do México. Foi lançado originalmente como uma caixa alusivos ao estilo típico de um equipamento turístico caixa de transporte. Além das medias de áudio e do vídeo, a caixa contém material bônus (Livreto mostrando uma infinidade de fotografias, típicas correspondências de turnê enviadas e recebidas pela banda e da sua gestão, bem como documentos internos e notas manuscritas; recriada uma cópia de um acesso para passar para o "Snakepit" parte dos bastidores da turnê, um papelão desenhado/stencil de pintura para o logotipo "Scary Guy").

Faixas:

Mexico City 1993

CD 1:
1."Enter Sandman"

2."Creeping Death"
3."Harvester of Sorrow"
4."Welcome Home (Sanitarium)"
5."Sad But True"
6."Of Wolf and Man"
7."The Unforgiven"
8."Justice Medley"
9."Eye of the Beholder"
10."Blackened"
11."The Frayed Ends of Sanity"
12."...And Justice for All"
13."Blackened"

14."Solos (Bass/Guitar)"

CD 2:
1."Through the Never"

2."For Whom the Bell Tolls"
3."Fade to Black"
4."Master of Puppets"
5."Seek & Destroy"
6."Whiplash"

CD 3:
1."Nothing Else Matters"
2."Wherever I May Roam"

3."Am I Evil?"
4."Last Caress"
5."One"

6."Battery"
7."The Four Horsemen"
8."Motorbreath"
9."Stone Cold Crazy"


Load (1996)Load é o sexto álbum de estúdio da banda norte-americana de Thrash/Heavy Metal Metallica, lançado em 1996. Esse álbum tem como característica canções menos agressivas, marcando uma guinada "comercial" na carreira da banda, influenciando inclusive o visual de seus integrantes, pois aparecem no álbum com os cabelos curtos, diferente da tradicional cabeleira. Contudo, o Metallica mostrou desde o início de sua carreira vontade em explorar novas sonoridades, dessa vez, porém, a mudança foi drástica demais para muitos fãs. Rejeição de alguns fãs do Metallica com relação à banda e os discos seguintes, causando a perda de seu prestígio entre a comunidade Metal.

Faixas:

1."Ain't My Bitch"
2."2 X 4"
3."The House That Jack Built"
4."Until It Sleeps"

5."King Nothing"
6."Hero of The Day"
7."Bleeding Me"
8."Cure"

9."Poor Twisted Me"
10."Wasting My Hate"
11."Mama Said"
12."Thorn Within"
13."Ronnie"
14."The Outlaw Torn"

ReLoad (1997)ReLoad é o sétimo álbum da banda "Metallica". Ele é a gravação de músicas que não fizeram parte do álbum anteior (Load).

Faixas:
1."Fuel"
2."The Memory Remains"

3."Devil's Dance"
4."The Unforgiven II"

5."Better Than You"
6."Slither"
7."Carpe Diem Baby"
8."Bad Seed"
9."Where The Wild Things Are"
10."Prince Charming"
11."Low Man's Lyric"

12."Attitude"
13."Fixxxer"


Garage Inc. (1998)Garage Inc. é um álbum de covers da banda estado-unidensede thrash metal Metallica lançado em 1998. A canção "Whiskey in the Jar", cover de Thin Lizzy, foi ganhadora do Grammy Award em 1999 na categoria Melhor Desempenho de Hard Rock.

CD 1:
1."It's Electric"
2."Sabbra Cadabra"

3."Turn the Page"
4."Die, Die My Darling"
5."Loverman"
6."Mercyful Fate"
7."Astronomy"

8."Whiskey in the Jar"
9."Tuesday's Gone"
10."The More I See"
11."A Bridge of Sighs"

CD 2:
1."Helpless"
2."The Small Hours"
3."The Wait"
4."Crash Course in Brain Surgery"
5."Last Caress/Green Hell"

6."Am I Evil?"
7."Blitzkrieg"
8."Breadfan"

9."The Prince"
10."Stone Cold Crazy"
11."So What?"
12."Killing Time"

13."Overkill"
14."Damage Case"

15."Stone Dead Forever"
16."Too Late Too Late"

S&M (1999)S&M (abreviatura para Symphony & Metallica) é um álbum ao vivo da banda Metallica gravado em 21 e 22 de Abril de 1999 no Berkley's Community Theatre, juntamente com a San Francisco Symphony Orchestra. Este álbum apresenta duas faixas inéditas, "Human" e "No Leaf Clover".

Faixas:

CD 1:
1.The Ecstasy of Gold

2.The Call of Ktulu
3.Master of Puppets
4.Of Wolf And Man

5.The Thing That Should Not Be
6.Fuel
7.The Memory Remains
8.No Leaf Clover
9.Hero of the Day
10.Devil's Dance
11.Bleeding Me

CD 2:
1.Nothing Else Matters
2.Until it Sleeps
3.For Whom The Bell Tolls
4.Human (Minus Human)

5.Wherever I May Roam
6.The Outlaw Torn
7.Sad But True

8.One
9.Enter Sandman
10.Battery


St. Anger (2003)St. Anger é o oitavo álbum de estúdio lançado pela banda de heavy metal Metallica em 2003. Apesar de muito criticado inicialmente, a opinião da crítica é que, apesar da falta de solos e da produção pobre esse álbum volta a um Metallica mais agressivo. Recentemente, James Hetfield considera que a banda perdeu o foco no álbum porque estava num momento tão delicado que qualquer idéia recusada poderia resultar numa crise.

Faixas:

1.Frantic
2.St. Anger

3.Some Kind of Monster
4.Dirty Window
5.Invisible Kid
6.My World
7.Shoot me Again
8.Sweet Amber
9.The Unnamed Feeling

10.Purify
11.All Within my Hands


Death Magnetic (2008)Death Magnetic é o nome do nono álbum de estúdio da banda norte-americana Metallica e teve lançamento mundial em 12 de setembro de 2008. A produção do disco é de Rick Rubin pela gravadora Warner Bros. Records. Segundo a banda, o álbum tem um som mais pesado, resgatando suas raízes oitentistas.

Faixas:

1."That Was Just Your Life"
2."The End Of The Line"
3."Broken, Beat & Scarred"
4."The Day That Never Comes"

5."All Nightmare Long"
6."Cyanide"
7."The Unforgiven III"
8."The Judas Kiss"
9."Suicide & Redemption"
10."My Apocalypse"

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Metallica: História

Metallica: História
Origem: Los Angeles, Califórnia.

País: Estados Unidos.

Período: 1981 – Atualmente.

Gravadora(s): Warner Bros., Elektra, Vertigo, Megaforce.

Site Oficial: www.metallica.com


Primórdios (1981–1983)
Metallica foi formado em Los Angeles, Califórnia, no início de 1981 quando o baterista Lars Ulrich colocou um anúncio num jornal de Los Angeles—The Recycler—que dizia "Baterista à procura de outros músicos de metal para jam com Tygers of Pan Tang, Diamond Head e Iron Maiden". Os guitarristas James Hetfield e Hugh Tanner de Leather Charm responderam ao anúncio. Embora ele não tinha formado uma banda, Ulrich perguntou para o fundador da Metal Blade Records Brian Slagel se ele podia gravar uma canção para próxima compilação da gravadora, intitulada Metal Massacre. Slagel aceitou, e Ulrich recrutou Hetfield para cantar e tocar guitarra.
Ulrich conversou com seu amigo Ron Quintana, que estava criando nomes para um fanzine. Quintana tinha proposto os nomes Metal Mania e Metallica. Ulrich utilizou Metallica para o nome de sua banda. Um segundo anúncio foi colocado no The Recycler para a posição de guitarrista solo. Dave Mustaine respondeu, e depois de verem seu equipamento caro de guitarra, Ulrich e Hetfield recrutaram ele. No início de 1982, Metallica gravou a primeira canção de sua autoria, "Hit the Lights", para a compilação Metal Massacre I. Hetfield tocou baixo na canção e Lloyd Grant foi creditado com um solo de guitarra. Lançado em 14 de Junho de 1982, a primeira prensagem de Metal Massacre I listou incorretamente a banda como "Mettallica". Apesar de indignado pelo erro, Metallica conseguiu criar suficiente "buzz" com a canção e a banda tocou seu primeiro show ao vivo em 14 de Março de 1982, na Radio City em Anaheim, Califórnia com o novo baixista Ron McGovney. Metallica gravou sua primeira demo, intitulada Power Metal, um nome inspirado pelos primeiros cartões de visita de Quintana no início de 1982. No Outono de 1982, Ulrich e Hetfield assistiram a um show na casa noturna Whisky a Go Go, que apresentou o baixista Cliff Burton em uma banda chamada Trauma. Os dois ficaram impressionados por Burton utilizar um pedal wah-wah, e pediu-lhe para se juntar ao Metallica. Hetfield e Mustaine queriam McGovney fora da banda, como eles achavam que ele "não contribuiu em nada, apenas seguiu." Embora Burton inicialmente recusou a oferta, no final daquele ano ele aceitou com a condição da banda mover-se para San Francisco. A primeira apresentação ao vivo do Metallica com Burton foi na casa noturna The Stone em Março de 1983, e a primeira gravação com Burton foi a demo Megaforce, de 1983.
Metallica estava pronto para gravar seu álbum de estréia, mas quando a Metal Blade estava incapaz de cobrir o custo adicional, a banda começou a olhar para outras opções. O promotor de concertos Johnny "Z" Zazula, que tinha ouvido a demo No Life 'til Leather, de 1982, ofereceu para mediar um acordo de gravação com Metallica e as gravadoras de Nova Iorque. Depois de receber nenhum interesse de várias gravadoras, Zazula emprestou o dinheiro para cobrir o orçamento da gravação e assinou com Metallica para a sua própria gravadora, Megaforce Records. Os membros da banda decidiram expulsar Mustaine, devido as drogas e o abuso de álcool, e seu comportamento violento. O guitarrista Kirk Hammett do Exodus voou para substituir Mustaine na mesma tarde. O primeiro show do Metallica com Hammett foi em 16 de Abril de 1983, na casa noturna The Showplace em Dover, Nova Jérsei.
Mustaine manifestou o seu desagrado por Hammett, em entrevistas. Ele disse: "Hammett roubou meu trabalho, mas pelo menos eu comecei a balançar sua namorada antes de ele tomar o meu trabalho — como eu gosto, Kirk?" Mustaine foi "passado para trás" porque ele acredita que Hammett se tornou popular por tocar músicas que Mustaine escreveu.


Kill 'Em All & Ride The Lightning (1983–1984)

Em 1983, Metallica viajou para Rochester, Nova Iorque para gravar seu primeiro álbum, Metal Up Your Ass, produzido por Paul Curcio. Devido a conflitos com a gravadora da banda e os distribuidores se recusarem a lançar um álbum com esse título, ele foi renomeado Kill 'Em All. Lançado pela Megaforce Records nos EUA e Music for Nations na Europa, o álbum culminou no número 120 da Billboard 200. A banda embarcou com Raven na turnê Kill 'Em All for One para apoiar o lançamento. Em Fevereiro de 1984, Metallica apoiou Venom na turnê Seven Dates of Hell, onde eles tocaram para 7,000 pessoas no Aardschok Festival em Zwolle, Países Baixos. Metallica gravou seu segundo álbum de estúdio, Ride the Lightning, no estúdio Sweet Silence em Copenhague, Dinamarca. Lançado em agosto de 1984, o álbum culminou no número 100 na Billboard 200. Uma prensagem francesa erroneamente imprimiu a capa do álbum na cor verde, que agora são considerados itens de coleção. O álbum inclui canções como "For Whom the Bell Tolls", "Creeping Death" (que narra a história bíblica do êxodo de escravidão dos hebreus no Egito, incidindo sobre as diversas pragas que foram visitados com os egípcios), e a instrumental "The Call of Ktulu". Mustaine recebeu credito como letrista para "Ride the Lightning" and "The Call of Ktulu".


Master Of Puppets (1984–1986)

O diretor de A&R da Elektra Records Michael Alago, e co-fundador do Q-Prime Management Cliff Burnstein, assistiu um concerto do Metallica em setembro de 1984. Impressionado com o que viu, ele contratou Metallica para Elektra Records e fez a banda de um cliente da Q-Prime Management. O crescente sucesso do Metallica foi tal que a gravadora britânica Music for Nations emitiu uma edição limitada do EP Creeping Death, que vendeu 40.000 exemplares como uma importação nos EUA. Duas das três canções do registro (versões cover de Diamond Head "Am I Evil?", e de Blitzkrieg "Blitzkrieg") apareceram no relançamento de Kill 'Em All em 1989 pela Elektra Records. Metallica embarcou na sua primeira grande turnê Européia com Tank a uma média de 1.300 pessoas. Retornando para os EUA marcou uma turnê co-headlining com W.A.S.P. e suporte de Armore Saint. Metallica tocou em seu maior show no festival Monsters of Rock em 17 de agosto de 1985, com Bon Jovi e Ratt em Donington Park, na Inglaterra, tocando na frente de 70.000 pessoas. Um show em Oakland, Califórnia no festival Days on the Green viram a banda tocar em frente a uma multidão de 60.000 pessoas. O terceiro álbum de estúdio do Metallica, Master of Puppets foi gravado no Sweet Silence Studios, e foi lançado em março de 1986. O álbum culminou no número 29 na Billboard 200, e permaneceu durante 72 semanas na parada. O álbum foi o primeiro da banda a ser certificado ouro em 4 de novembro de 1986, e foi certificado seis vezes platina em 2003. Steve Huey de Allmusic considerou o álbum "a maior realização da banda". Na sequência do lançamento do álbum, Metallica apoiou Ozzy Osbourne numa turnê nos EUA. Hetfield quebrou seu pulso andando de skate e continuou a turnê apenas cantando, com técnico de guitarra John Marshall tocando a guitarra ritmo.


Morte de Cliff Burton (1986–1987)Em 27 de setembro de 1986, durante a parte européia da turnê Damage Inc., Cliff Burton faleceu perto de Ljungby, Suécia (em uma viagem entre Estocolmo e Copenhague) quando o ônibus da turnê deslizou na rodovia congelada e tombou. A morte de Burton resultou em questionamentos sobre o futuro da banda. Por fim os três membros remanescentes decidiram continuar o trabalho, e com o apoio da família de Burton começaram a busca por um substituto. A canção "To Live is to Die" foi gravada posteriormente em homenagem a Burton. Na música podem ser ouvidas frases na voz de Burton: "Quando um homem conta uma mentira ele mata alguma parte do mundo. Estas são as pálidas mortes com que homens desperdiçam suas vidas. Isso tudo eu não posso mais suportar, presenciar. O reino da salvação não pode me levar para casa". O corpo de Cliff foi cremado e as cinzas lançadas em Maxwell Ranch. Na cerimónia, foi tocada a música "Orion" (um instrumental) do álbum "Master of Puppets". O Metallica tocou esta música em um medley em 1992 em San Diego na Califórnia junto com outras músicas, entre elas "My Friend of Misery" e "Incitações" a "(Anesthesia) Pulling Teeth" do álbum Kill 'Em All por várias distorções de baixo entre um solo e outro. A partir das audições para a escolha de um novo baixista estava Les Claypool (da banda Primus), um amigo de infância de Hammett. A banda gostou do baixista, mas considerava seu estilo muito diferente do estilo do Metallica. O convite foi feito a Jason Newsted. Jason reuniu-se à banda oficialmente em 28 de outubro de 1986, três semanas após o funeral de Burton. A turnê foi terminada nos primeiros meses do ano seguinte. Em julho de 1987 gravaram The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited para testar um novo estúdio que eles haviam construído e para testar o talento de Newsted.

...And Justice For All (1988–1990)

...And Justice for All foi lançado em 1988, o primeiro de estúdio desde a morte de Burton. Ele teve grande sucesso comercial, atingindo a sexta posição da Billboard 200, o primeiro álbum da banda a estar entre os dez primeiros. Apesar de críticas, em 1989 a banda recebeu sua primeira indicação ao Grammy pelo álbum, para a categoria Melhor Desempenho de Hard Rock/Metal Vocal Ou Instrumento. Entretanto, o prêmio foi ganho pela banda Jethro Tull pelo seu álbum Crest of a Knave. O resultado gerou muita controvérsia, pois a banda realmente esperava ganhar o prêmio e já estava na saída dos fundos do palco esperando ser chamada, logo após ter apresentado a canção "One". Os integrantes do Jethro Tull (por muitos a banda não é considerada nem mesmo de hard rock e metal) não haviam nem mesmo ido à cerimônia, assumindo que sua chance de ganhar o prêmio era ínfima.Seguido do lançamento de ...And Justice for All, O Metallica assumiu a grande media da música com seu primeiro vídeo musical para a canção "One". A banda apresentou a canção em um depósito abandonado, e o vídeo foi remixado com cenas de uma versão do filme Johnny Got His Gun. Ao invés de organizar um acordo de licença para apresentar cenas do filme, a banda simplesmente comprou os direitos da obra. O vídeo foi enviado à MTV, com uma versão alternativa somente com a banda tocando, caso a emissora não aceitasse a versão original. Apesar de sua duração longa, a MTV aceitou o vídeo.


Metallica (1990–1993)

Em 1991, o Metallica lançou o álbum homônimo Metallica (popularmente conhecido como The Black Album ou O Álbum Preto), que inclui canções como "Nothing Else Matters", "Enter Sandman", "Sad But True," "The Unforgiven" "Holier Than Thou", "Wherever I May Roam" e "Of Wolf And Man". A gravação foi co-produzida com Bob Rock, que já havia trabalhado com bandas de hard rock como The Cult, Bon Jovi e Mötley Crüe. O álbum possui uma capa toda preta com uma imagem pálida de uma cobra em um dos cantos, com o nome da banda no canto oposto. As sessões de gravação tornaram-se um processo longo e árduo, durando mais de um ano devido a conflitos entre os integrantes e argumentos com Rock sobre a direção do álbum, escopo e som. O custo de gravação superou um milhão de dólares. Entretanto, apesar da batalha para seu término, o álbum tornou-se o lançamento mais bem sucedido da banda, atingindo o topo da Billboard.O primeiro single de Metallica foi "Enter Sandman", mostrando um estilo de música mais lento que trabalhos anteriores da banda. Devido ao novo estilo do som, mais alegações sobre uma "banda vendida" foram direcionados ao Metallica através da década de 1990. Em 1992, durante uma turnê muito bem sucedida financeiramente com o Guns N' Roses, Hetfield sofreu severas queimaduras de segundo e terceiro grau devido a pirotecnia durante a abertura de "Fade to Black", impedindo-o de tocar guitarra por uma período da turnê. O roadie da banda e guitarrista do Metal Church John Marshall preencheu a posição da guitarra de Hetfield durante esse período.


Load, ReLoad e Garage Inc. (1994–1999)

Após quase três anos de suporte ao álbum, incluindo uma apresentação no Woodstock 1994, a banda entrou em estúdio para escrever e gravar seu sexto álbum, Load. Interromperam esse período em meados de 1995 e apresentaram-se em três concertos ao ar livre, a chamada Escape from The studio Tour 1995, com bandas como Slayer, Skid Row, Slash's Snakepit, Therapy? e Corrosion of Conformity. Load foi lançado em 1996, e durante sua produção inicial a intenção era um álbum duplo. Entretanto, foi decidido que seria melhor lançar somente metade das canções primeiro, continuar o trabalho nas canções remanescente, e lançá-las no ano seguinte. Essa continuação do trabalho resultou no álbum seguinte da banda, ReLoad, de 1997.Esses dois álbuns representaram uma significativa mudança musical para o Metallica. as melodias rápidas de heavy metal com composições sobrepostas de guitarra foram substituídas por melodias de blues e guitarra havaiana. Suas vendas foram inferiores às vendas dos três álbuns anteriores. Em 1998 foi lançada a compilação Garage Inc., que consistia em um álbum duplo. O primeiro CD contém gravações inéditas de covers de bandas como Killing Joke, The Misfits, Thin Lizzy, Mercyful Fate, Black Sabbath, Nick Cave e Bob Seger. O segundo CD contém gravações antigas de covers, incluindo o EP The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited.Em 7 de março de 1999 a banda foi indicada à calçada da fama de San Francisco. O então prefeito da cidade Willie Brown, proclamou aquele como sendo o "Dia Oficial do Metallica" em San Francisco. Um mês depois em 21 e 22 de abril, a banda gravou duas apresentações com a San Francisco Symphony Orchestra, na época conduzidas por Michael Kamen. Kamen, que já havia trabalhado com Bob Rock em "Nothing Else Matters", havia entrado em contato com a banda oito anos antes, logo após o lançamento do Álbum Preto, com idéias sobre a junção da música do Metallica com uma orquestra sinfônica. Kamen e sua equipe compuseram material de orquestra adicional para um número de canções da banda, e os concertos apresentaram uma seleção de canções datadas até a época de Ride the Lightning. A banda também escreveu duas novas canções com Kamen para o evento, "No Leaf Cover" e "Minus Human". A gravação de áudio e o vídeo do concerto foram lançadas em novembro de 1999 com o nome S&M, em CD, VHS, VCD e DVD.


Controvérsia do Napster (2000-2001)
Em 2000, os integrantes do Metallica descobriram que uma versão demo de sua canção "I Disappear", que era suposta para ser lançada junto da trilha sonora do filme Mission: Impossible II, estava tocando nas rádios. Após descobrir a fonte de distribuição, a banda encontrou o arquivo na rede peer-to-peer de compartilhamento de arquivos do Napster, e também descobriram que todo seu catálogo foi livremente disponibilizado. Foi iniciada uma ação judicial contra o Napster com Metallica deixando a ação judicial na United States District Court for the Central District of California, alegando que a Napster violou três áreas da lei: violação de direitos autorais, utilização ilegal de interface dispositivo de áudio digital, e Racketeer Influenced and Corrupt Organizations Act.
Ações legais também foram iniciadas contra a Universidade de Yale, Universidade do Sul da Califórnia e Universidade de Indiana, por não bloquearem o Napster em seus campi. No ano seguinte, ambas as partes concordaram em um acordo fora dos tribunais que levou ao bloqueio de contas de utilizadores do Napster, e a banda não iniciou ações legais contra indivíduos por violação de direitos autorais. Com a controvérsia sobre a validade ou não de compartilhadores de arquivo, páginas web publicavam paródias dos membros da banda. Como retaliação, Ulrich apareceu no MTV Video Music Awards de 2000, em um vídeo com o apresentador daquele ano Marlon Wayans, no qual arruinava a idéia de usar o Napster para compartilhar música. Marlon interpretava um estudante universitário sentado em seu dormitório, ouvindo a canção "I Disappear" do Metallica. Ulrich, interpretando a si próprio, aparece e pede uma explicação. Após receber a desculpa de Wayan de que usando o Napster estava somente compartilhando, Lars replicou que a idéia de Marlon sobre compartilhar era simplesmente emprestar coisas que não eram suas sem pedir. Ele chamou então a equipe de turnê da banda, que proseguiu confiscando todos os pertences de Wayan, deixando-o quase nu em um quarto vazio. O criador do Napster Shawn Fanning respondeu posteriormente à cerimônia ao apresentar um prêmio vestindo uma camiseta do Metallica com os dizeres "Eu peguei esta camisa emprestada de um amigo. Talvez, se eu gostar dela, irei comprar uma própria". A ridicularização do público foi grande já que a banda iniciou sua carreira na cena underground com a troca de bootlegs de suas apresentações. A defesa da banda era que o Napster estava permitindo acesso livre a todo o seu catálogo e não somente os bootlegs ao vivo.


Saída de Newsted, St. Anger (2001–2005)

Com planos de volta aos estúdios em 2001, Newsted deixou a banda em janeiro alegando que danos físicos após vários anos tocando com o grupo. Entretanto, entrevistas posteriores com Newsted e os integrantes remanescentes revelaram que o desejo de Newsted de lançar um CD e entrar em turnê com seu projeto paralelo Echobrain, e a resistência intensa de Hetfield à idéia, foi a causa primordial da saída do músico. Jason também alegou que não havia espaço para ele compor porque James Hetfield "impôs" essa barreira.
Em julho de 2001, Hetfield entrou em reabilitação devido a alcoolismo e outras adicções, e por quase um ano a banda entrou em hiato. Com a volta do vocalista, a banda voltou lentamente como um trio para a escrita e gravação do próximo álbum. A tarefa de baixo nas sessões de gravação havia sido feita pelo produtor e conhecido da banda Bob Rock. A gravação do álbum foi documentada para o filme Some Kind of Monster.
No início de 2003, seguido da gravação do álbum, o Metallica iniciou audições para a escolha de substituto permanente para Newsted. Robert Trujillo, anteriormente do Suicidal Tendencies e da banda de Ozzy Osbourne, foi escolhido como novo baixista. Jason Newsted acabou reunindo-se com a banda de thrash metal Voivod em 2002. Acabou também substituindo Robert Trujillo na banda de Ozzy durante a turnê Ozzfest de 2003.
Em junho de 2003 foi lançado o oitavo álbum de estúdio do Metallica, St. Anger, estreando na primeira posição das paradas musicais. Intencionalmente seco e bruto, foi seguido de críticas do fãs. Apesar disso, o álbum ganhou o Grammy Award de 2004 para Melhor Desempenho de Metal.
Após turnês extensas divulgando o álbum na Summer Sanitarium Tour 2003 e na Madly in Anger with the World, a banda entrou em hiato dos concertos e passou a maior parte de 2005 com amigos e família.

Death Magnetic (2006–Atualmente)Em 16 de fevereiro de 2006 a banda anunciou em sua página oficial que após um relacionamento de mais de quinze anos, o produtor musical de longa data Bob Rock não gravaria o próximo álbum de estúdio do Metallica. O grupo gravou em 2008 um álbum de estúdio com o produtor Rick Rubin, que já trabalhou com outras bandas proeminentes de rock e metal como Slayer, System of a Down, Slipknot, Red Hot Chili Peppers, Rage Against the Machine e atualmente Linkin Park.
A banda esteve em Portugal a 28 de junho de 2007, na sua Sick of the Studio Tour, proporcionando um grande concerto no festival Superbock Superock, juntamente com Joe Satriani e Mastodon, onde tocaram temas poucos habituais nos seus concertos, como a instrumental "Orion" e "...And Justice for All", canção que a banda já não tocava ao vivo há dezoito anos.
Várias expeculações, sobre o novo albúm eram inevitáveis, pois a banda prometera que o som seria baseado em clássicos como: "Master of Puppets" e "...And Justice for All", em 12 de Setembro de 2008, foi lançado Death Magnetic, o disco alcançou o topo em vários países, o albúm foi aclamado pela critíca e pelos fãs e realmente resgatou a banda as suas origens oitentistas.

Metallica em Concerto 2009:


Prêmios & Reconhecimentos:

Grammy Award:

1990 - Melhor Desempenho de Metal por "One".
1991 - Melhor Desempenho de Metal por "Stone Cold Crazy".
1992 - Melhor Desempenho de Metal com Vocal por Metallica.
1999 - Melhor Desempenho de Metal por "Better Than You".
2000 - Melhor Desempenho de Hard Rock por "Whiskey in the Jar".
2001 - Melhor Desempenho de Rock Instrumental por "The Call of Ktulu", com
Michael Kamen e a San Francisco Symphony.
2004 - Melhor Desempenho de Metal por "St. Anger".

MTV Video Music Awards:

1992 - Melhor Vídeo Musical de Metal por "Enter Sandman".
1996 - Melhor Vídeo Musical de Metal por "Until it Sleeps".

American Music Award:

1996 - Artista Favorito de Heavy Metal/Hard Rock por Load.
1996 - Canção Favorita de Metal/Hard Rock por "Until it Sleeps".

Billboard Music Award:

1997 - Artista de Rock and Roll Billboard do Ano.
1999 - Artista de Catálogo do Ano.
1999 - Álbum de Catálogo do Ano por Metallica.

Kerrang! Award:

2003 - Hall da Fama.

Danish Metal Awards:

2008 - Melhor Álbum Internacional de Metal do Ano por Death Magnetic.