domingo, 8 de fevereiro de 2009

Metallica: Discografia

Kill 'Em All (1983)Kill 'Em All é o álbum de estréia da banda de thrash metal Metallica, lançado em 1983. O nome inicial do Álbum iria se chamar "Metal Up Your Ass", porém a gravadora achou o nome muito agressivo e mudou-o para "Kill 'Em All". A formação original do Metallica trazia James Hetfield (guitarra e vocal), Lars Ulrich (bateria), Ron McGovney (baixo) e Dave Mustaine (guitarra solo, backing vocal). Devido a tensões entre McGovney e Mustaine, McGovney saiu da banda. Cliff Burton entrou em seu lugar. Mustaine e Hetfield tinham conflitos de personalidade, com Mustaine mais tarde definindo a rivalidade como "havia personalidade em excesso na banda". Tais tensões culminaram numa briga onde Mustaine e Hetfield chegaram às vias de fato, agredindo-se com socos, após Mustaine ser acusado por Hetfield de ter chutado seu cachorro. Apesar das diferenças, as contribuições de Mustaine nos primeiros anos do Metallica não foram totalmente negligenciadas: ele recebeu crédito de co-autoria em quatro das dez músicas do Kill 'Em All. Uma música, "The Four Horsemen", foi originalmente escrita por Mustaine e nomeada "The Mechanix". Ela foi tocada em muitos shows do Metallica no início. Após a saída de Mustaine, Kirk Hammett adicionou uma passagem melódica à música e Hetfield reescreveu a letra, e a banda a renomeou "The Four Horsemen". Mustaine manteve a versão original rápida da música, renomeando-a simplesmente "Mechanix", e a incluiu no primeiro álbum do Megadeth, Killing Is My Business... And Business Is Good!. Mustaine afirmou que havia dito à banda para não utilizarem as músicas que ele havia escrito, mas Hetfield e Ulrich disputam tal afirmação. Mustaine foi mandado embora no começo de 1983, pouco antes da gravação do Kill 'Em All. Hetfield e Ulrich dizem que ele foi mandado embora por causa de seu problema com álcool. Inicialmente Mustaine negou, mas no documentário Some Kind of Monster, de 2004, ele diz que desejou que o Metallica o tivesse encaminhado para o AA. Após a partida de Mustaine, o Metallica recrutou Kirk Hammett, guitarrista do Exodus e que havia tido uma aula com Joe Satriani. A banda começou a gravar o Kill 'Em All cerca de 1 mês após Hammett ter se juntado à banda. Após sair do Metallica, Dave Mustaine formou a banda Megadeth.

Faixas:

1."Hit the Lights"
2."The Four Horsemen"

3."Motorbreath"
4."Jump in the Fire"
5."(Anesthesia) Pulling Teeth"
6."Whiplash"
7."Phantom Lord"
8."No Remorse"
9."Seek & Destroy"
10."Metal Militia"

11. "Am I Evil?"
12. "Blitzkrieg"

Ride The Lightning (1984)Ride the Lightning é o segundo álbum da banda Metallica, lançado em 16 de Novembro de 1984 pela Elektra Records. O nome do álbum é uma gíria usada entre presidiários para designar os condenados à morte na cadeira elétrica, e a mesma é utilizada na capa do álbum.

Faixas:

1."Fight Fire With Fire"
2."Ride the Lightning"
3."For Whom the Bell Tolls"
4."Fade to Black"
5."Trapped Under Ice"
6."Escape"
7."Creeping Death"
8."The Call of Ktulu"


Master Of Puppets (1986)Master of Puppets é o terceiro disco lançado pela banda de thrash metal/heavy metal norte-americana Metallica, em 21 de Fevereiro de 1986, pela Elektra Records. Até hoje, vendeu mais de seis milhões de cópias só nos Estados Unidos. Amplamente reconhecido como um dos maiores álbuns da história do metal (por alguns, o maior). Reúne a agressividade e a velocidade de Kill 'Em All, com a técnica de Ride The Lightning, em composições extremamente elaboradas, com riffs complexos e solos magníficos. Battery, a primeira música, inicia com violões de música espanhola, para subitamente explodir em um riff poderosíssimo, à la Metal Militia. A segunda faixa, que dá nome ao disco, é talvez a melhor música de toda a carreira do Metallica. Riffs destruidores, viradas excepcionais, solos magistrais. Segundo a lenda viva do metal Ozzy Osbourne, Master Of Puppets é o que se fez de melhor na história do Heavy Metal. Outros destaques são Disposable Heroes, Leper Messiah, Damage Inc., Welcome Home (Sanitarium)(uma "balada"), e Orion (uma bela canção instrumental). O Master of Puppets, foi eleito pela Kerrang! Klassic o segundo maior álbum da história do Metal. Um fato importante sobre Master of Puppets é que ele é um álbum conceitual onde a banda desenvolve o tema "Dominação" no decorrer das canções, o que fica muito claro na letras da faixa título, de Disposable Heroes de Leper Messiah. Foi o segundo álbum conceitual na carreira do Metallica. O primeiro foi Ride the Lightning onde a banda falou sobre a morte.

Faixas:

1."Battery"
2."Master of Puppets"
3."The Thing That Should Not Be"
4."Welcome Home (Sanitarium)"
5."Disposable Heroes"
6."Leper Messiah"
7."Orion"
8."Damage, Inc."


The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited (1987)The $5.98 E.P.: Garage Days Re-Revisited é um EP de músicas cover da banda de heavy metal Metallica lançado em Agosto de 1987.

Faixas
1."Helpless"
2."The Small Hours"
3."The Wait"

4."Crash Course in Brain Surgery"
5."Last Caress/Green Hell"

...And Justice For All (1988)...And Justice for All é o quarto álbum de estúdio da banda norte-americana de heavy metal Metallica. A Elektra Records lançou o álbum em 25 de agosto de 1988. Este é o primeiro álbum da banda a contar com o baixista Jason Newsted, que entrou na banda após a morte de Cliff Burton. A temática obscura, contendo referências a injustiça no sistema de leis, supressão de liberdades, guerra, insanidade e ódio, é acompanhado pelas estruturas musicais mais complexas de toda a discografia do Metallica. O álbum também é notado pela falta de um baixo audível e uma produção simples em excesso. O álbum vendeu mais de 8 milhões de cópias nos Estados Unidos, sendo o álbum do Metallica mais vendido até então.
Faixas:

1."Blackened"
2."...And Justice for All"
3."Eye of the Beholder"
4."One"
5."The Shortest Straw"
6."Harvester of Sorrow"
7."The Frayed Ends of Sanity"
8."To Live Is to Die"
9."Dyers Eve"


Metallica (1991)Metallica, (também conhecido como Black Album), é o quinto disco de originais da banda norte-americana de heavy metal Metallica, lançado a 12 de Agosto de 1991. Com faixas como "The Unforgiven", "Enter Sandman" e "Nothing Else Matters", tornou-se no álbum de maior sucesso do grupo, tendo vendido cerca de 15 milhões de cópias só nos Estados Unidos, e mais de 22 milhões no resto do mundo. Também teve bastante sucesso junta da crítica especializada, tendo inclusive ganho um Grammy. Em 2003, ficou em 252º na lista dos 500 melhores álbuns de sempre da Revista Rolling Stone. A capa do álbum tem somente o logotipo da banda e uma cobra enrolada, derivada da bandeira de Gadsden. O lema da bandeira de Gadsden, "Don't Tread on Me", é usado como título de uma das músicas do álbum. Em 2004 foi lançado um DVD-Audio com uma mixagem 5.1 do álbum. Embora o álbum e a banda tenham sido aclamados pela crítica e pelo público, alguns fãs expressam desapontamento com o novo rumo tomado pelo Metallica. Em sua maior parte, desapareceram os riffs rápidos em staccato durante os versos e os vocais guturais presentes nos primeiros quatro álbuns da banda, e a velocidade e complexidade das músicas diminuiu consideravelmente. O Black Album apresenta um Metallica mais comercial e acessível, fato especialmente evidenciado na balada "Nothing Else Matters". As letras deste álbum escritas por James Hetfield são muito mais pessoais e introspectivas do que as encontradas nos álbuns anteriores do Metallica. "The God That Failed", por exemplo, fala da morte de sua mãe de câncer e de suas crenças na ciência cristã, que a fizeram recusar tratamento médico. "Nothing Else Matters" expressa a conexão de Hetfield com uma namorada enquanto ele estava na estrada. Este álbum também acaba com a tradição do Metallica de ter a última faixa como uma faixa instrumental e de longa duração. O álbum foi produzido por Bob Rock, que foi originalmente chamado apenas para mixá-lo depois que a banda ficou impressionada com seu trabalho como produtor no álbum Dr. Feelgood do Mötley Crüe. Inicialmente a banda não estava interessada em ter Bob Rock como produtor do álbum, mas mudaram de idéia após Lars Ulrich afirmar: Sentimos que temos a melhor gravação dentro de nós e Bob pode nos ajudar a torná-la real. O som do Black Album teve uma diferença marcante em relação à produção simples dos álbuns anteriores. Bob Rock alterou a rotina e a agenda de gravação de banda de forma tão profunda que os membros juraram nunca mais trabalhar com Bob de novo. A tensão entre a banda e o produtor foi registrada nos documentários A Year and a Half in the Life of Metallica e Classic Albums: The Black Album. Ambos exploram e documentam o intenso e cruel processo de gravação que resultou no Black Album. Apesar das controvérsias entre a banda e Bob Rock, eles continuaram a trabalhar juntos até o álbum St. Anger, de 2003. O arranjo e a orquestração de "Nothing Else Matters" foram feitos por Michael Kamen.

Faixas:

1."Enter Sandman"
2."Sad but True"
3."Holier Than Thou"
4."The Unforgiven"
5."Wherever I May Roam"
6."Don't Tread on Me"
7."Through the Never"
8."Nothing Else Matters"
9."Of Wolf and Man"
10."The God That Failed"
11."My Friend of Misery"
12."The Struggle Within"


Live Shit: Binge & Purge (1993)Live Sh*t: Binge & Purge é o primeiro álbum ao vivo do Metallica, lançado em formato de box em 1993. Ele contém três CDs e três fitas VHS, enquanto uma versão mais recente inclui dois DVDs de concertos em San Diego (na Wherever We May Roam Tour) e Seattle (na Damaged Justice Tour) e também inclui três CDs com canções de um concerto em Cidade do México. Foi lançado originalmente como uma caixa alusivos ao estilo típico de um equipamento turístico caixa de transporte. Além das medias de áudio e do vídeo, a caixa contém material bônus (Livreto mostrando uma infinidade de fotografias, típicas correspondências de turnê enviadas e recebidas pela banda e da sua gestão, bem como documentos internos e notas manuscritas; recriada uma cópia de um acesso para passar para o "Snakepit" parte dos bastidores da turnê, um papelão desenhado/stencil de pintura para o logotipo "Scary Guy").

Faixas:

Mexico City 1993

CD 1:
1."Enter Sandman"

2."Creeping Death"
3."Harvester of Sorrow"
4."Welcome Home (Sanitarium)"
5."Sad But True"
6."Of Wolf and Man"
7."The Unforgiven"
8."Justice Medley"
9."Eye of the Beholder"
10."Blackened"
11."The Frayed Ends of Sanity"
12."...And Justice for All"
13."Blackened"

14."Solos (Bass/Guitar)"

CD 2:
1."Through the Never"

2."For Whom the Bell Tolls"
3."Fade to Black"
4."Master of Puppets"
5."Seek & Destroy"
6."Whiplash"

CD 3:
1."Nothing Else Matters"
2."Wherever I May Roam"

3."Am I Evil?"
4."Last Caress"
5."One"

6."Battery"
7."The Four Horsemen"
8."Motorbreath"
9."Stone Cold Crazy"


Load (1996)Load é o sexto álbum de estúdio da banda norte-americana de Thrash/Heavy Metal Metallica, lançado em 1996. Esse álbum tem como característica canções menos agressivas, marcando uma guinada "comercial" na carreira da banda, influenciando inclusive o visual de seus integrantes, pois aparecem no álbum com os cabelos curtos, diferente da tradicional cabeleira. Contudo, o Metallica mostrou desde o início de sua carreira vontade em explorar novas sonoridades, dessa vez, porém, a mudança foi drástica demais para muitos fãs. Rejeição de alguns fãs do Metallica com relação à banda e os discos seguintes, causando a perda de seu prestígio entre a comunidade Metal.

Faixas:

1."Ain't My Bitch"
2."2 X 4"
3."The House That Jack Built"
4."Until It Sleeps"

5."King Nothing"
6."Hero of The Day"
7."Bleeding Me"
8."Cure"

9."Poor Twisted Me"
10."Wasting My Hate"
11."Mama Said"
12."Thorn Within"
13."Ronnie"
14."The Outlaw Torn"

ReLoad (1997)ReLoad é o sétimo álbum da banda "Metallica". Ele é a gravação de músicas que não fizeram parte do álbum anteior (Load).

Faixas:
1."Fuel"
2."The Memory Remains"

3."Devil's Dance"
4."The Unforgiven II"

5."Better Than You"
6."Slither"
7."Carpe Diem Baby"
8."Bad Seed"
9."Where The Wild Things Are"
10."Prince Charming"
11."Low Man's Lyric"

12."Attitude"
13."Fixxxer"


Garage Inc. (1998)Garage Inc. é um álbum de covers da banda estado-unidensede thrash metal Metallica lançado em 1998. A canção "Whiskey in the Jar", cover de Thin Lizzy, foi ganhadora do Grammy Award em 1999 na categoria Melhor Desempenho de Hard Rock.

CD 1:
1."It's Electric"
2."Sabbra Cadabra"

3."Turn the Page"
4."Die, Die My Darling"
5."Loverman"
6."Mercyful Fate"
7."Astronomy"

8."Whiskey in the Jar"
9."Tuesday's Gone"
10."The More I See"
11."A Bridge of Sighs"

CD 2:
1."Helpless"
2."The Small Hours"
3."The Wait"
4."Crash Course in Brain Surgery"
5."Last Caress/Green Hell"

6."Am I Evil?"
7."Blitzkrieg"
8."Breadfan"

9."The Prince"
10."Stone Cold Crazy"
11."So What?"
12."Killing Time"

13."Overkill"
14."Damage Case"

15."Stone Dead Forever"
16."Too Late Too Late"

S&M (1999)S&M (abreviatura para Symphony & Metallica) é um álbum ao vivo da banda Metallica gravado em 21 e 22 de Abril de 1999 no Berkley's Community Theatre, juntamente com a San Francisco Symphony Orchestra. Este álbum apresenta duas faixas inéditas, "Human" e "No Leaf Clover".

Faixas:

CD 1:
1.The Ecstasy of Gold

2.The Call of Ktulu
3.Master of Puppets
4.Of Wolf And Man

5.The Thing That Should Not Be
6.Fuel
7.The Memory Remains
8.No Leaf Clover
9.Hero of the Day
10.Devil's Dance
11.Bleeding Me

CD 2:
1.Nothing Else Matters
2.Until it Sleeps
3.For Whom The Bell Tolls
4.Human (Minus Human)

5.Wherever I May Roam
6.The Outlaw Torn
7.Sad But True

8.One
9.Enter Sandman
10.Battery


St. Anger (2003)St. Anger é o oitavo álbum de estúdio lançado pela banda de heavy metal Metallica em 2003. Apesar de muito criticado inicialmente, a opinião da crítica é que, apesar da falta de solos e da produção pobre esse álbum volta a um Metallica mais agressivo. Recentemente, James Hetfield considera que a banda perdeu o foco no álbum porque estava num momento tão delicado que qualquer idéia recusada poderia resultar numa crise.

Faixas:

1.Frantic
2.St. Anger

3.Some Kind of Monster
4.Dirty Window
5.Invisible Kid
6.My World
7.Shoot me Again
8.Sweet Amber
9.The Unnamed Feeling

10.Purify
11.All Within my Hands


Death Magnetic (2008)Death Magnetic é o nome do nono álbum de estúdio da banda norte-americana Metallica e teve lançamento mundial em 12 de setembro de 2008. A produção do disco é de Rick Rubin pela gravadora Warner Bros. Records. Segundo a banda, o álbum tem um som mais pesado, resgatando suas raízes oitentistas.

Faixas:

1."That Was Just Your Life"
2."The End Of The Line"
3."Broken, Beat & Scarred"
4."The Day That Never Comes"

5."All Nightmare Long"
6."Cyanide"
7."The Unforgiven III"
8."The Judas Kiss"
9."Suicide & Redemption"
10."My Apocalypse"

Nenhum comentário:

Postar um comentário